Tenha um objetivo:
Estude e saiba o que o cliente precisa. Com essas informações, você poderá suprir as expectativas do público e ter um resultado positivo com a oportunidade.

Crie um roteiro:
Antes da apresentação é fundamental criar um roteiro para facilitar o desenvolvimento do trabalho. Faça um mapa mental e, dentro dele, estabeleça a introdução, o desenvolvimento, que é a argumentação de ideias, e a conclusão, sempre de acordo com o tempo.

Conheça o público:
Estude e conheça o público para o qual você falará. Isso permite que haja sintonia entre vocês, o que pode possibilitar a conquista do cliente.

Dicção e linguagem corporal:
Treine a sua dicção e a sua linguagem corporal, que são emoções soltas no ar. Atentar-se aos vícios de linguagem, ao português e às expressões corporais são práticas fundamentais.

Tenha autoconfiança:
Permita-se errar. Mas saiba que, antes de começar uma apresentação, você precisa, e muito, se preparar, ou seja, ter um objetivo, saber sobre o assunto, conhecer o público e o problema e trabalhar para resolvê-lo, mostrar ao cliente que você pode ajudá-lo e sempre apresentar algo novo que surpreenda positivamente.

Sobre a autora:
Mônica Josiane tem significativa experiência na gestão de desenvolvimento organizacional. Profissional com 20 anos de atuação na área de Recursos Humanos, com ênfase em Business Partner. 

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