O Boa Praça é uma banda carioca, formada por Guilherme Macedo (guitarra e voz), Matheus Aguiar (baixo, ukelele e voz), Mateus Pinto (bateria e voz) e Vitor Gouveia (guitarra e voz).

A banda surge como trio – com Vitor, Mateus e Aguiar -, e com essa formação gravam o single “Eu me Basto”, lançado no início de 2018. Logo após o lançamento, Guilherme Macedo entra na banda, e como quarteto fazem alguns shows, para logo depois iniciar a produção do seu primeiro álbum completo.

Lançam “Outros Carnavais”, primeiro single do álbum e, em Dezembro de 2018, sai “Você já ouviu Boa Praça?”, disco feito de maneira independente, com o próprio Guilherme na produção.

O primeiro álbum da banda mostra algumas de suas mais importantes influências, quase sempre fundidas em músicas que podem ir de baladas, às harmonias mais complexas, passando pelos riffs pesados e flertando com o progressivo. 

É uma banda de rock que pode apresentar alusões ao psicodélico, ao alternativo, ao samba-rock e a MPB. As letras são, quase sempre, crônicas cotidianas com grande influência dos mais importantes letristas da música popular brasileira. Na parte do som, o rock dos anos 70 e 90 se faz muito presente, com  linhas de baixo melódicas, guitarras que conversam entre si, efeitos de ambiência e bateria muito detalhada. Nas apresentações ao vivo são uma marca da banda a reprodução dos seus arranjos minuciosos e seus quatro vocalistas, que se mesclam em harmonias e vocais, revezando o protagonismo.

Pavement, Elliott Smith, Os Mutantes, Led Zeppelin, Weezer, Pato Fu, Black Keys, Beatles, Smashing Pumpkins, Blur, Black Sabbath, Oasis, Clube da Esquina e a música brasileira, em geral, estão entre as prinipais influências de uma banda que, numa linguagem e formação titpicamente de rock, funde esses componentes em toda sua obra.

Hoje o Boa Praça é parte de um movimento cada vez mais forte de bandas independentes da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que contém artistas como os Pretos Novos de Santa Rita, Micah, Pedras Pilotáveis, Volo Volant e muitas outras que florescem num ambiente de cooperação e produção contínua, tanto de espetáculos quanto de material artístico.

Antes da pandemia da COVID-90, o Boa Praça estava em fase de produção de seu EP. Entretanto, as limitações sanitárias adiaram o lançamento. Hoje a banda está em pré-produção de um trabalho composto durante a quarentena, que promete expandir mais a temática e os sons em relação aos lançamentos anteriores. 

Curtiu Boa Praça?

Escute nosso album nas plataformas digitais:

https://onerpm.lnk.to/BoaPraca

Acompanhe as redes sociais da banda:

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

0 0 votes
Article Rating
LIVE OFFLINE
Loading...
Pular para a barra de ferramentas