Empregabilidade significa a capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego. Também faz parte do conceito de empregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego. O conceito se relaciona com a capacitação profissional e com as aptidões para o mercado de trabalho. Conheça cinco fatores que influenciam em manter sua empregabilidade:

Competência e técnica:
É a formação adequada à vaga, o nível de escolaridade, qualificação de cursos pertinentes à vaga. Além da comprovação da técnica obtida pelas experiências que teve anteriormente. 

Habilidade e Vocação:
O diploma é essencial, mas não é o bastante. Para que uma pessoa siga em determinada área precisa se identificar com ela e com a função que exerce, descobrir seu propósito de vida, de profissão!

Bem-estar físico e mental:

A sua saúde e dos seus familiares influenciam na sua produtividade. Ter cuidados com a saúde, com seu interior para lidar melhor com problemas desta natureza, alcançam um controle mental que influencia diretamente na sua capacidade profissional. 

Situação financeira:

O grau de empregabilidade é aumentado quando a pessoa possui uma reserva ou outras fontes de renda para seu sustento. Isso quer dizer que o profissional é seguro e que aparenta um bom nível de organização financeira.

Habilidade interpessoal:
Um outro fator de empregabilidade é a prática do Networking. Além da capacidade de trabalhar em equipe e manter um bom relacionamento com os clientes. Portanto, isso quer dizer que conhecer pessoas que podem apresentar outras pessoas, aumentam o grau de empregabilidade.

Sobre a autora:
Mônica Josiane tem significativa experiência na gestão de desenvolvimento organizacional. Profissional com 20 anos de atuação na área de Recursos Humanos, com ênfase em Business Partner. 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: